Quer ter outro gato? Dicas para apresentá-los


Antes de levar qualquer gatinho para casa e juntá-lo ao seu, certifique-se que ele não tenha nenhuma doença que possa ser transmitida ao outro.
Os gatos são muito territoriais e um novo membro é imediatamente considerado intruso, por isso calma, paciência e amor!
Por serem tão territoriais, a primeira coisa que provavelmente farão é negar-se um ao outro, por isso a apresentação deve ser de forma gradual.

Então como fazer:

Um espaço para cada um

A princípio, deixe os gatinhos em cómodos separados. Não mexa com o gatinho mais antigo, deixe as coisas dele onde sempre estiveram.
Coloque a caixa de areia, cama, água e comida do novo amigo em um lugar separado. Mas não o abandone nesse cómodo, vá visitá-lo a todo momento, faça carinho, brinque. Deixe que ele perceba que essa é sua nova casa. Eles vão se adaptando aos poucos.
Isso é claro, caso tenha espaço. Se, não poder separá-los, vá tentando aos poucos um em cada lado do cómodo.

Compartilhar cheiros

Os gatos adaptar-se-ão melhor se se acostumarem com o cheiro um do outro. Leve a cama ou a manta, de um gato para o outro, para que se habituem ao cheiro.

Brinquedos e guloseimas

O momento da brincadeira e da alimentação formam dois dos melhores momentos para fazer a adaptação dos pequenos.
Brinque com os dois, faça carinho igualmente, ofereça petisco cada vez que os dois aceitarem as brincadeiras de forma natural. Ter um arranhador, ratinhos e bolinhas ajuda muito.
Dê uma guloseima quando os dois estiverem juntos. A ideia é que associem a presença um do outro com coisas boas, como uma guloseima deliciosa.
O importante é que quando os gatos estiverem juntos você promova situações de prazer para ambos

Idade e temperamento

Alguns especialistas dizem que a idade interfere e pode influenciar na adaptação. Outros discordam dessa informação. Cada caso é um caso, e você tem que ter em atenção que todos os gatos são de diferente temperamento e adaptação.

Por exemplo, se tem um gatinho idoso e adoptar um bebê pode ser difícil para o membro da casa encarar um bebê, pode até mesmo não ter paciência para as brincadeiras. Se tem um gatinho muito calmo e amoroso e adotar um muito arisco, a adaptação pode demorar um pouco mais, mas nada que o tempo não resolva.

Tenha paciência

Observe atentamente o comportamento do residente. Veja se está agressivo inquieto e curioso. É importante respeitá-lo e não impor a presença do novo gato ao antigo de maneira brusca.

Interfira pouco

Os gatos devem ser colocados no mesmo ambiente de forma gradual. Caso haja brigas leves não os recrimine. Só interfira, se houver a real possibilidade de eles se magoarem.
Isto são algumas dicas, mas até pode acontecer de eles se adaptarem logo na primeira tentativa.

Pode praticar estas dicas com um novo gatinho ou com algum que já tenha e que ainda não se dá bem.
Não desista. A adaptação pode levar um certo tempo, mas isso não significa que não vai conseguir! Coragem!!

Comente aqui as suas experiências

Comentários

Mensagens populares