Quais as plantas que são venenosas para cães e gatos

Quando as folhas finalmente caem das árvores, os nossos jardins começam a parecer vazios e todos nós passamos mais tempo dentro de casa, muitos de nós recorremos a plantas de inverno coloridas que trazem folhagem para dentro de casa, especialmente na época do Natal.

 

Tudo isso pode ter uma aparência e um cheiro adoráveis, mas pode ser um grande perigo para cães e gatos curiosos, Sue Armstrong , cirurgiã veterinária, disse:

 

Os animais jovens e os gatos que podem, é claro, escalar correm mais risco, pois frequentemente mordiscam e mastigam plantas novas para ver se têm bom gosto ou textura e podem, então, se meter em problemas sérios.

 

Animais com doenças de pele alérgica também podem correr risco de contato com plantas como as árvores de Natal, causando alergias de contato locais.

 

Aqui estão algumas das plantas com as quais se deve ter cuidado:


Poinsettias



Mesmo se você não souber o nome, verá poinsétias em muitos arranjos florais de Natal por causa de suas cores vermelhas e verdes brilhantes.

Poinsétias são levemente tóxicas para cães e gatos. A seiva branca leitosa encontrada na planta pode produzir sinais leves de salivação, vômito e diarreia se ingerida.

 

Se a seiva entrar em contato com a pele, pode causar vermelhidão, coceira e inchaço local.

 

Os sintomas são geralmente auto limitados, mas a atenção do veterinário pode ajudar a aliviar os sintomas e impedir que seu animal de estimação Auto traumatize ainda mais a pele.


Jacintos / Narcisos / Amarílis / Lírios e outros bulbos

A família do lírio, que inclui Amaryllis (foto abaixo), é especialmente tóxica para os gatos. Embora a planta inteira seja tóxica, os bulbos são a parte mais tóxica da planta.


Outros bulbos, como narcisos e jacintos (ilustrados abaixo), também são tóxicos, especialmente se ingeridos.




Os sintomas, que podem ser observados em cães e gatos, incluem salivação, desconforto abdominal, diarreia, vómitos, tremores, depressão, diminuição da frequência respiratória, hipotensão (pressão arterial baixa) e inapetência (perda de apetite).


Visco ou erva-de-passarinho



O visco é tóxico para cães e gatos. Os principais sintomas de ingestão são salivação, diarreia, dor abdominal e vómitos.

No entanto, se grandes quantidades forem ingeridas, podem ocorrer pressão arterial baixa, colapso, desequilíbrio, convulsões e morte. Se você acha que o seu animal de estimação comeu visco, leve-o ao veterinário imediatamente.

 

Azevinho



O azevinho é leve a moderadamente tóxico para cães e gatos. Os sintomas mais comuns incluem estalar os lábios, salivação, vomito, diarreia, letargia e perda de apetite.

Em intoxicações mais graves, podem ocorrer distúrbios gastrointestinais, como vómitos e diarreia.

 Os animais de estimação também podem sofrer ferimentos na boca por picadas causadas pela ingestão de folhas pontiagudas e podem apresentar salivação, pontadas na boca e outros sinais de dor na boca.

 

Árvores de Natal

As árvores de Natal podem ser ligeiramente tóxicas devido aos óleos da árvore do abeto, que podem irritar a boca e o estômago.

 Mastigar e engolir as agulhas das árvores pode causar salivação, vômito, irritação e, embora raro, a ingestão de grandes quantidades de agulhas pode causar obstrução gastrointestinal ou até perfuração do intestino.

Uma das coisas mais importantes a evitar é permitir que seu animal de estimação tenha acesso à água usada para tentar manter a árvore fresca.

 As árvores de Natal costumam ser tratadas com conservantes, que podem vazar para a água com o tempo e causar sintomas gastrointestinais graves, como diarreia e vómitos.

 

Isto pode parecer “pieguice” mas conhecer os perigos e tomar as devidas precauções, pode permitir que você usufrua das plantas de inverno de interior, sem o perigo de deixar o seu animal de estimação doente.

Comentários

Mensagens populares