Mau odor em animais


                                                            A escovagem diária do pêlo


Existem alimentos que podem provocar mau odor nos animais, o qual é resultante da má digestão, gases intestinais, etc., daí a importância de dar uma boa ração ao seu animal. Por exemplo, o excesso de fibra não digestível na dieta favorece as fermentações bacterianas com formação de gases odoríferos.
Sendo assim, deve administrar-se a ração diária repartida em duas refeições num local tranquilo, sem competição com outros animais, para evitar uma ingestão rápida de grandes quantidades de alimento e consequentemente a ingestão de grandes quantidades de ar (aerofagia), o que conduz à flatulência.

A escovagem diária do pêlo, sobretudo em animais de pêlo comprido, contribui também para a diminuição dos maus odores, pois elimina o pêlo morto, a sujidade resultante dos passeios e os detritos celulares de descamação cutânea. É também importante realizar uma limpeza regular dos ouvidos, uma a duas vezes por mês, com soluções auriculares adequadas para o efeito, evitando a acumulação de cera e o risco de desenvolvimento de otites.

A higiene oral diária é fundamental para evitar o mau hálito que surge com o aparecimento de tártaro na cavidade oral. Os banhos frequentes podem ser responsáveis pelo desenvolvimento de algumas dermatites, as quais conferem um odor característico e intenso à pele, por isso aconselha-se a realização de um banho por mês ou a cada três meses, dependendo da raça do animal.

Nos gatos machos não castrados, por vezes a causa de mau odor é a marcação de urina em superfícies verticais ou elevadas, como marcação territorial, situação facilmente corrigida através da esterilização. No entanto, esta alteração comportamental pode também surgir em estados de ansiedade, o que poderá ser mais difícil de tratar.
Finalmente, existem patologias que podem causar mau odor nos animais, tais como a presença de infecções, feridas, doenças endócrinas, obstrução das glândulas anais, parasitismo, etc., sendo necessário consultar um médico veterinário sempre que se observe um odor exagerado que não se resolva espontaneamente com a higiene e alimentação.


Comentários

Mensagens populares